Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

... coisas do Sherpas!!!...

... comentários sobre tudo, sobre nada... imagens diversas, o que aprecio, críticas e aplausos, entre outras coisas mais!!!...

... coisas do Sherpas!!!...

... comentários sobre tudo, sobre nada... imagens diversas, o que aprecio, críticas e aplausos, entre outras coisas mais!!!...

19
Jun08

... ditadura... democrática???...

sherpas

  "PSD. Marcelo Rebelo de Sousa garante que pode vir aí um novo Bloco Central: caso

   Sócrates não tenha maioria absoluta recorre a Manuela Ferreira Leite para formar   Governo. 

   Segundo Marcelo, o "arranjo" tem o beneplácito de muitos empresários

Analistas políticos vêem sinais de aproximação entre o PS e o novo PSD

... in DN!!!... A "velha" senhora... com o devido respeito, claro!!!...

O cenário do regresso do Bloco Central no período pós-legislativas de 2009 está ao rubro. Marcelo Rebelo de Sousa, durante um almoço com empresários católicos, afirmou ontem que "começa a perceber-se que das eleições possa sair um arranjo qualquer". O antigo presidente do PSD, citado pela Lusa, disse ainda que Manuela Ferreira Leite admitia "que a situação do País poderia impor acordos de regime" entre sociais-democratas e socialistas.
... in Público!!!... Ex-ministro do pomar, figura de relevo da EDP!!!...
Marcelo reagia assim à notícia de ontem do DN de que a moção de estratégia global que Manuela Ferreira Leite irá levar ao congresso de Guimarães, que arranca na sexta-feira e dura até domingo, não fecha a porta a uma solução governativa desse género. Mas o actual comentador político da RTP1 vai mais longe e garante: "Já vejo muitos empresários a apontarem para um Governo de Bloco Central." Uma tese que ontem Fernando Rosas, deputado do Bloco de Esquerda, e Vasco Cardoso, membro da Comissão Política Nacional do PCP, também admitiram como bem real.
... in Público!!!... Ex-ministro do pomar, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários!!!...
O assunto é tema de conversa nos bastidores do PSD, em vésperas de congresso, e agora Marcelo Rebelo de Sousa, que apoiou a nova líder, vem alertar para esta possibilidade, ao mesmo tempo que fala dos seus riscos inerentes. "É um risco enorme porque é deixar à solta muita gente, que está nas franjas", diz Marcelo. Ao DN, o historiador Rui Ramos acrescenta que "desde há algum tempo que - e partindo do pressuposto de que Sócrates não tem maioria absoluta - há gente no PSD a oferecer-se para emparceirar com o PS. Só que uns são mais discretos que outros". Para o professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, "o único partido de que não ouvi falar num cenário desses é o PCP. Porque no BE, no CDS, onde há um certo conjunto de pessoas que apostam nisso, e no PSD há quem pense nisso". No caso do PSD, segundo Rui Ramos, "há a vantagem de existir uma espécie de maioria presidencial, que iria preparar as presidenciais de 2011". Marcelo Rebelo de Sousa discorre também sobre este tema, dizendo que o entendimento Sócrates-Manuela não seria fácil, mas que há que contar com o que chamou de "o terceiro elemento": Aníbal Cavaco Silva.
... in TSF!!!... Ministro primeiro desta "salsada"!!!...
Rui Ramos também fala em "riscos", que passam por "subitamente essa solução deixar de fora um conjunto de personalidades e de forças que podem crescer à custa de um Bloco Central. Isso aconteceu em 1983/85 com as sondagens que davam bons resultados ao CDS de Lucas Pires e com o aparecimento do PRD. O Bloco Central é sempre um presente para alguns descontentes. Pode ser que o exemplo passado seja dissuasivo".
... in Portugal Diário!!!... Prof. Pardal da Walt Disney???... Um cómico e... as pernas para andar, há muito que estão coxas!!!... Quanto aos "riscos" perante as "franjas"... são mais que muitas oh "inventor"!!!...
Com Rui Ramos a dizer que "a direita está a apostar na estupidez" e a voltar a soluções de liderança com "dez ou quinze anos", José Adelino Maltez é igualmente contundente. O catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas defende que "o normal é haver anormalidade na política, no passado o FMI gerou o Governo PS-CDS, depois o Bloco Central foi também formado pela crise, agora o que se sabe é que a crise voltou". Maltez diz que o regresso do Bloco Central "é o atirar da toalha antes do combate" e alerta para o facto de que já "há demasiados sinais que apontam para isso, para um Governo de pilotagem automática a partir do exterior".
... in Walt Disney!!!... Prof. Marcelo, quando pequeno... já se divertia em Portugal???...
Já Carlos Abreu Amorim, da Escola de Direito da Universidade do Minho, sustenta que "Ferreira Leite, mais ainda do que qualquer outro líder do PSD pós-Cavaco, não consegue fazer a separação ideológica, de pensamento político e de proposta para o País, do PS de Sócrates. Tudo o que Sócrates fez e tentou fazer também ela gostaria de ter feito e tentá-lo-á se conseguir chegar ao Governo.
... in quiosque aeiou!!!... Advogado Júdice que... advoga em CAUSAS próprias, interesses mui pessoais, como outros mais!!!... Ora alaranjado, ora rosado... sabe-se lá!!!...
Este PSD corre o sério risco de não se conseguir emancipar desta governação e deste PS, o que pode ser um risco sério nas próximas legislativas. Não tem alternativas políticas". Para o professor, "o grande perigo coloca-se a média prazo: o Bloco Central, quer em sentido formal ou camuflado, retira a razão de ser e de existência ao PSD - como Cavaco percebeu bem em 1984/85".|"
... in DN!!!...
 
... se, por acaso... se concretizarem estas tristes perspectivas futuras do laranjal e do roseiral, em benefício da classe predominante, endinheirada e bem colocada, acautelada, ainda assim, não dou nada por "isto"!!!... Será uma plataforma vertiginosa da derrocada final dum regime que se esgota, como já se vai sentindo!!!... Entreguem os destinos daquele sonho lindo de Abril de 1974, aos donos de tudo, lá para Bruxelas, arrumem as botas e sirvam, sirvam... sem logros, sem comentadores, sem opinadores, sem raios e coriscos de partidos e afins!!!... Vontade dos forrados, coisinhas de lado... escândalo que surge, quintinha de alguns!!!... Bem vistas as COISAS, reparando nos que estão em lugares-chave... já se concretizou há muito, a aberração!!!... Que lhes faça bom proveito... ao jeito!!!... Tristeza!!!... Sherpas!!!...

      ... à portuguesa!!!...

 

 "O candidato presidencial Manuel Alegre defendeu hoje a necessidade de combater o "bloco central de interesses" instalado em Portugal, considerando que tal passa pela separação entre os negócios e a política." (aquando da campanha presidencial)

... palavras antigas de Manuel Alegre, o poeta!!!... E agora???...

 

... mas, no meio disto tudo... VIVA a SELECÇÃO NACIONAL, k´é o que está a dar, n´é???...

 

... como esclarecimento, ainda assim... levados pelas palavras do Prof. Pardal, ali das bandas do VITAL

 

 

... in http://causa-nossa.blogspot.com/

 

 Vindo das bandas do PSD, a ideia de um governo de "bloco central" só pode querer dizer duas coisas: (i) que o PSD não alimenta muitas esperanças de vir a vencer as próximas eleições legislativas, mas que está tão sequioso do poder que admite qualquer oferta que apareça; (ii) que deseja ajudar o PCP e o BE na sua agitação com o papão do "bloco central", a fim de enfraquecer o PS à sua esquerda (de facto, o reforço daqueles pode ser o melhor aliado do PSD...).
O PS deveria cortar cerce qualquer veleidade a esse respeito, frisando que nas próximas eleições os portugueses vão ter de escolher entre a manutenção de um governo PS ou a mudança para um governo PSD (ou PSD/CDS), não havendo nenhuma razão, nem lógica, para qualquer parceria governamental entre ambos nas actuais condições (que nada têm a ver com 1983-85).

Aditamento
Quanto a "acordos de regime", aquele em que ambos os partidos se deveriam empenhar era justamente em melhorar as condições constitucionais e políticas para a estabilidade governamental, mesmo fora de maioria absoluta.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Links

Os meus links

Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2009
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub